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Plano de carreira: Saiba o que é e como elaborar em sua empresa

Plano de carreira: um programa estruturado para trilhar o caminho ideal

Ter um plano de carreira bem elaborado é uma excelente alternativa para ajudar a reter talentos e garantir colaboradores com mais potencial e nesse post, falaremos sobre como elaborar um.
Mas, antes, vamos explicar do que realmente se trata um plano de carreira. De maneira resumida, é um programa estruturado, capaz de estipular o caminho que cada funcionário vai percorrer, determinando competências necessárias para cada posição hierárquica.

Guia prático de como elaborar um plano de carreira

Ao elaborar um plano de carreira, é preciso ter conhecimento de que a
comunicação entre gestores e colaboradores deve ser essencial para estabelecer progressões, diagnósticos justos e reais que estejam de
acordo com a estrutura, os cargos e a política salarial que o profissional pode vislumbrar no futuro.

  1. Para isso, seguem algumas dicas práticas que podem ser aplicadas:
    Compreenda os cargos e funções existentes na organização
  2. Junto à diretoria da Empresa, analise se os cargos existentes suprem a demanda e as aspirações da empresa em relação ao crescimento desejado
  3. Elabore e aplique uma pesquisa de clima junto aos funcionários para entender as competências e habilidades existentes na empresa, o grau de qualificação dos funcionários e seus sonhos e ideais.
  4. Faça um mapeamento a partir desses dados, das possibilidades internas existentes
  5. Alinhe e valide o plano com a diretoria financeira as possibilidades de cargos e salários, de forma que quando o profissional atingir em seu desenvolvimento o preparo para assumir novos cargos, haja coerência de melhorias em seu salário.
  6. Valide com os demais diretores para que todos estejam de acordo com o plano e recompensas.
  7. Elabore um plano para capacitar os colaboradores para possibilitar a ocupação dos cargos de forma assertiva.
  8. Apresente o Plano de Carreira aos funcionários de forma clara de forma que todos saibam o caminho que devem traçar para conquistar novos cargos na empresa.
  9. Acompanhe, avalie e dê feedback periodicamente aos colaboradores para dar continuidade ao projeto.
  10. Realinhe se preciso, e sempre que o fizer, comunique todos os envolvidos.
  11. Capacite e recicle periodicamente os colaboradores.

Vantagens do plano de carreira para empresa e colaborador

Talvez, a maior vantagem de atuar em uma empresa que possui um plano de carreira seja o fato de que ela deixa claro e transparente as expectativas para cada departamento e função, tornando assim mais fácil a compreensão do caminho a percorrer pelos funcionários para promoções, não dependendo de indicações, pedidos por parte do próprio funcionário. Além de prevenir problemas como absolutismo, ficando os melhores cargos às mesmas pessoas alocadas sem meritocracia.

Já para as empresas, também são muitas as vantagens de estruturar o plano de carreira, pois além de reter talentos, atrai novos talentos, formando verdadeiros líderes que vestem a camisa da empresa com orgulho e satisfação, o que contribui para um ambiente de trabalho mais produtivo, onde os colaboradores estão a todo momento sendo motivados, trazendo maior rentabilidade ao negócio como um todo.
Isso porque, no plano de carreira, a empresa recompensa seus colaboradores em termos de carreira e salário pelo tempo de casa e pelos resultados entregues à organização.
E tudo isso acontece, através de um desenho estruturado das hierarquias na empresa, é possível possibilitar oportunidades de aprendizado e crescimento profissional, ou seja, isso é algo muito, motivador e faz com que os funcionários tenham interesse em buscar aperfeiçoamento técnico e comportamentais, revertendo a empresa melhorias nas atividades, nos
produtos e atendimento interno e externo, consequentemente rentabilidade.

Conheça os tipos de plano de carreira

Plano de Carreira em Y
Algumas organizações, optam pelo Plano de Carreira Y, que é um modelo inspirado pelo desenho da letra, esse plano sugere que, a partir de um determinado cargo, o funcionário encontra uma bifurcação: ele precisa escolher se segue carreira de especialista ou de gestor.
Para os especialistas os treinamentos e avaliação do desempenho deve ter um foco maior na parte técnica, no caso dos gestores as habilidades comportamentais são as evidenciadas.
As empresas devem ter consciência da diferença entre ambos, principalmente no plano de treinamentos e especializações.

Plano de Carreira em W
O plano em Y apresenta dois caminhos possíveis de crescimento já o plano em W, sugere um terceiro que é o misto dos outros dois, não necessitando escolher ser especialista ou gestor, o profissional pode se tornar um gestor de projetos. Ele não chega a ser um líder tradicional, responsável pelo desenvolvimento de outras pessoas, mas acompanha pontualmente o desempenho dessas pessoas dentro de um projeto específico dando feedbacks mais técnicos e atuando de forma consultiva.

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