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Avaliação e gestão de desempenho: saiba como funciona e a importância de aplicar na sua empresa

Entenda a relação da avaliação e gestão do desempenho

O que muitos pensam é que a avaliação de desempenho é uma função do RH, que avalia através de um formulário, os colaboradores para saber quais aqueles que a empresa deve manter e quais devem ser descartados.

Algumas empresas recorrem a isso, mas é importante saber que a responsabilidade do desempenho de um colaborador está atrelada a diversos fatores e não exclusivamente da vontade do mesmo.

O que é importante enfatizar é que avaliação de desempenho é uma ferramenta da Gestão de Desempenho que deve ser feita antes da aplicação de qualquer análise e consideração.

Saiba como funciona a gestão de desempenho

Pois bem, a Gestão de Desempenho por sua vez é um processo que une estratégia, competências e indicadores quantitativos e qualitativos, sendo assim antes de sair fazendo a avaliação de desempenho, é preciso alinhar:
Missão, Visão e Valores da empresa, pois isso auxiliará identificar o ponto que a empresa está e onde quer chegar.

A partir dessa informação é preciso criar a estratégia para alcançar esses objetivos e é aí que entram as pessoas e a performance que a empresa deve exigir de cada um.

Sem esses direcionamentos dificilmente será possível compreender o perfil ideal de funcionário e a avaliação de desempenho será algo padrão que muitas vezes não se enquadram no perfil da empresa.

É preciso compreender que o melhor funcionário da sua empresa, pode não ser o útil para outra, portanto entenda antes de tudo a estratégia da sua empresa para alcançar os objetivos.

Na sequência é importante compreender as funções de cada colaborador, não dá para avaliar uma pessoa, sem que ela saiba exatamente a função que deve exercer. Descrição de cargo é algo imprescindível antes de fazer a avaliação de desempenho.

Explicar ao colaborador qual a função dele e o que a empresa espera sobre sua função e empenho é o que vai determinar a gestão de desempenho.

O Gestor por sua vez tem uma missão de orientar e acompanhar cada colaborador em sua função, devendo se orgulhar do sucesso e sentir corresponsável no caso dos fracassos, pois é dever do gestor construir junto com sua equipe o desenvolvimento de cada um, tecnicamente e comportamental.

Etapas que envolvem uma gestão de desempenho

A Gestão de desempenho acontece em ciclos, dependendo de cada empresa para a realização dessas etapas, entre elas:

  1. Alinhamento das expectativas da empresa com os colaboradores e gestores, assim como falamos para que cada um saiba seu papel com clareza;
  2.  Acompanhamento, esse é ainda mais importante que as expectativas, pois de nada adianta planejar, se não haver execução. É responsabilidade dos gestores a participação, o auxílio e os realinhamentos contínuos;
  3. Avaliação, depois desses passos é o momento da avaliação de desempenho, nessa avaliação deve se considerar a evolução do funcionário e não somente a distância do mesmo à perfeição, o progresso é algo que deve ser considerado constantemente, operacionalizando o acompanhamento, definindo numericamente um indicador de desempenho de cada colaborador;
  4. Definir o tipo de avaliação que mais se enquadra nas necessidades, levando em consideração:

• As questões técnicas, comportamentais e potenciais
• Utilizar ferramentas como avaliação 360,180 ou 90 graus
• Definir a escala que será utilizada na avaliação, criando os
parâmetros para cada item da escola. Exemplos:

0 a 3 – Não atende
4 a 6 – atente parcialmente e assim por diante

5.Feedback, a cada avaliação é importante que os colaboradores avaliados saibam o resultado, sendo responsabilidade da empresa auxiliar os mesmos com um plano de ação que possa aprimorar as habilidades de
baixa repercussão e melhorar ainda mais as evidenciadas.


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