Categorias
Educação corporativa Gestão e liderança

A importância de delegar tarefas: descubra os benefícios que ela traz na gestão de pessoas

Saber delegar atividades contribui para uma boa gestão de pessoas

Entender como distribuir responsabilidades é um dos principais desafios de uma empresa.
Até porque, antes de delegar tarefas é preciso conhecer as habilidades de cada membro da equipe, de maneira que ele exerça as atividades com eficácia e produtividade necessária.
Uma das grandes importâncias de delegar atividades é evitar a sobrecarga de trabalho e a falta de tempo para exercer as funções exigidas, afinal, é o que acontece quando um líder centraliza processos burocráticos.
Algo muito comum nas empresas são gestores acumuladores de processos com pouco tempo para planejamentos e acompanhamentos, isso
acontece com gestores que não possuem mindset de liderança, sentem-se desconfortáveis para exercer funções de coordenação, preferem executar a delegar.
E por isso a importância de saber delegar atividades com responsabilidade e sabedoria, pois um bom líder, além de orientar, deve supervisionar e estimular a equipe, compartilhar os resultados e sinalizar os pontos de
melhoria.
Inteligência emocional, comunicação assertiva e flexibilidade são características indispensáveis para uma boa gestão.

Dicas de como delegar tarefas de forma inteligente

Conheça todos os processos da empresa

Antes de um líder delegar tarefas, é essencial que ele saiba executá-las e  para isso, deve conhecer os processos da empresa e as ferramentas utilizadas para a sua execução.
Dessa maneira, poderá orientar a equipe, esclarecer dúvidas e medir os resultados.

Observe as habilidades dos colaboradores

Analisar as habilidades individuais de cada colaborador é algo que deve ser feito constantemente, não somente na contratação, mas sim nas ações de qualificação e motivação internas. Ao delegar uma função é importante entender as competências do colaborador que será delegado, identificando treinamentos necessários para o capacitar para assumir as novas funções.

Oriente de forma adequada

Passe todas as informações necessárias para a execução do trabalho e coloque-se à disposição para o esclarecimento de dúvidas, periodicamente acompanhe para entender se as informações foram claras
o suficiente. Estabeleça prazos, metas e objetivos de cada atividade devem ser claros.

Meça os resultados

Qualquer trabalho precisa ter um objetivo. Assim, é importante estabelecer metas e avaliar se estão sendo alcançadas. Caso não estejam, é preciso observar quais os pontos falhos e aplicar medidas corretivas.
A análise dos resultados deve considerar tanto o desempenho individual quanto a performance da equipe, lembrando que a sinergia entre os colaboradores é um diferencial relevante.

Ofereça feedbacks

A atividade foi bem desenvolvida e o resultado de acordo com a expectativa? Informe isso ao profissional, assim ele saberá que está no caminho certo e sentirá que o seu empenho é reconhecido.
Da mesma forma, se a tarefa precisa de ajustes ou melhorias, oriente o colaborador. Saiba ressaltar os pontos positivos e mostrar as falhas, com gentileza, destacando os pontos importantes e o objetivo esperado de forma que ofereça oportunidades de crescimento ao colaborador.
Os feedbacks, tanto positivos quanto negativos, são essenciais para o aprendizado e desenvolvimento das habilidades.

Ouça os colaboradores

A comunicação é sempre muito importante. Trocar informações é essencial para melhoria de processos, o gestor deve falar, mas também deve saber ouvir, os profissionais que executam as tarefas delegadas
podem ter novas ideias, conhecer outros métodos e ferramentas ou mesmo ter críticas sobre a forma como a estratégia é aplicada. Por isso, sempre escute o que os colaboradores têm a dizer e avalie as sugestões
dadas.

Como ser um bom líder?
Ser líder é inspirar pessoas, é apoiar e proporcionar segurança para seu time explorar novas alternativas. É encontrar novas formas de fazer, se desenvolverem e encontrarem o sentido para o trabalho e para a vida.
Através do Curso Online de Gestão e Liderança você poderá desenvolver melhor suas habilidades para gerenciar sua equipe com embasamento, por meio de ferramentas e metodologias que auxiliam na prática desde a organização das tarefas, métricas, acompanhamento e avaliação até
desenvolvimento do olhar clínico para a equipe.

Se interessou? Compre agora mesmo o curso pelo WhatsApp!

Leia mais:
● A importância da comunicação assertiva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *