HARD SKILLS E SOFT SKILLS: A MAIS MODERNA DESCRIÇÃO DO PROFISSIONAL CONTEMPORÂNEO.

Você já deve ter ouvido falar sobre essas duas siglas, mas você sabe quais as diferenças entre elas?
A palavra “skills”, traduzida do inglês, significa “habilidades”. Assim, o entendimento de que ambos os conceitos falam sobre as aptidões de uma pessoa.
As Hard Skills, são aptidões técnicas de um profissional, facilmente reconhecíveis, essas informações geralmente constam no currículo, facilmente apresentáveis através de certificações ou percepção pelo resultado de uma avaliação técnica.
Essas capacidades tendem a ser facilmente aprendidas (e ensinadas) por meio de cursos, treinamentos, workshops etc. 
 
Vamos listar alguns exemplos:
• Conhecimento em uma língua estrangeira;
• Graduação;
• Cursos técnicos;
• Mestrados e doutorados;
• Conhecimento na operação de máquinas e ferramentas;
• Habilidades ligadas à informática.
 
As Soft Skills são mais difíceis de quantificar e reconhecer. Trata-se de habilidades sociocomportamentais, ligadas diretamente às aptidões mentais de um candidato e à capacidade de lidar positivamente com fatores emocionais, são sendo possível sua identificação apenas por certificados ela abrange a experiência psicossocial.
Tais habilidades são complexas para mensuração, ficando evidentes no dia a dia, principalmente em momentos e pressão ou trabalho colaborativo, apesar de existir testes psicológicos e comportamentais que apoiam essa constatação.
Essa avaliação é algo crescente nas empresas, atualmente nos processos seletivos, promoções de cargos ou liderança de projetos, os Soft Skills são considerados como principal fator de escolha.
 
Vamos checar alguns exemplos de soft skills:
 
• Comunicação interpessoal;
• Capacidade de persuasão;
• Pro atividade;
• Resolução de conflitos;
• Capacidade de trabalhar sob pressão;
• Senso de liderança;
• Capacidade analítica.
 
Pela dificuldade em serem comprovadas em um primeiro contato, essas competências costumam ser menos citadas em currículos, dificultando as empresas em suas escolhas nas contratações ou até mesmo na gestão.
 
Agora que você já entendeu a diferença dos Soft e Hard Skills fica mais fácil compreender os trabalhos paralelos que os profissionais e as empresas devem investir.
Um profissional de sucesso necessita desenvolver ambos e as empresas precisam acompanhar e avaliar
seus colaboradores nesses dois aspectos, para garantir:
 
• Produtividade
• Clima organizacional saudável
• Gestão de Processos e Projetos
 
Essas questão acima são diretamente impactadas por falta de ambas as habilidades, pois contar com habilidades técnicas é imprescindível para que as tarefas sejam realizadas, por outro lado, as habilidades sociocomportamentais são exigidas para que a gestão de projetos seja feita de forma eficiente, sem conflitos internos e com o desenvolvimento de estratégias eficientes.
 
Ficou claro, portanto que as habilidades técnicas (Hard) se desenvolve à medida que treinamos, nos capacitamos e praticamos as tarefas e processos na empresa, agora as habilidades sociocomportamentais (Soft) exige um pouco mais de investimento, sendo o primeiro passo a consciência de cada pessoa em abrir-se para o autodesenvolvimento pessoal, iniciando pela compreensão das crenças enraizadas, desejos e motivações internas, evoluindo à medida que habilidades pessoais são melhoradas.
Oferecer possibilidades para esse tipo de ascensões, traz benefícios tanto para a empresa quanto para seus colaboradores. Enquanto os funcionários se motivam com a oportunidade de aperfeiçoar suas aptidões e expandir seu valor no mercado de trabalho, a companhia passa a contar com equipes mais eficientes e equilibradas.
 
Como vimos ao longo do texto, as hard skills e soft skills são igualmente importantes para um ambiente de trabalho produtivo e para um equilíbrio ideal da vida pessoal e profissional do indivíduo.
Vale lembrar que, dentro de uma corporação ou no desenvolvimento da carreira profissional, tanto as hard quanto as soft skills podem ser desenvolvidas de diferentes maneiras. Por conta disso, é crucial entender os impactos que elas causam em cada setor ou área da vida, a fim de identificar quais são os aspectos que devem ser mais ou menos desenvolvidos, aplicando soluções corretas.
 

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