A palavra comunicar vem do latim comunicare, que significa “por em comum”. As sim, quando uma pessoa se comunica com outra tem a intenção de “por em comum” ideias, experiências, sentimentos, sensações, conhecimentos, dúvidas e imagens. Po demos substituir a expressão “por em comum” pela palavra “compartilhar”; nesse sentido, o ato de comunicar-se é um ato de compartilhar.
A comunicação é um processo, ou melhor, um conjunto de processos físicos (ler, falar, fazer gestos) e psicológicos (ter ideias, pensar, sentir) pelos quais acontece o contato de uma pessoa – o emissor, com outra pessoa – o receptor. Esse contato tem por finalidade influenciar o comportamento do outro.
Quando se pensa em comunicação, logo se pensa em palavras ditas, mas saibam que na comunicação:
7% são palavras
38% é o tom de voz
55% são os sinais não verbais
Para ser assertivo é preciso dominar todos esses elementos e o primeiro passo é conhecê-los.
Barreiras na comunicação
Muitos fatores influenciam de forma positiva ou negativa no momento da comunicação, ao falar é preciso estar atento à essas barreiras e ter flexibilidade para garantir a qualidade do processo de comunicação.
Conheça algumas barreiras:
• O estado emocional do emissor e do receptor, como tensão, insegu rança, ansiedade, euforia, indiferença, irritação, aborrecimento, tem um impacto di reto sobre o diálogo entre as partes. O estado psicológico, tanto do emissor quanto do receptor, pode bloquear o processo de comunicação.
• Autoimagem: quando o emissor tem uma autoimagem negativa, se vê como incompe tente, sem condições para a conversa com o receptor, gerando dificuldades em progredir no diálogo, encontrar alternativas na conversa.
• Percepções negativas do outro. Se uma das partes entende que o interlocutor é incompetente, ou mal intencionado ou desinteressado, não se predispõe a ouvi-lo da mesma forma que faria se acreditas se que ele é competente, interessado e bem-intencionado.
• Barreiras Culturais: Quando há diferenças culturais, as partes possuem valores, visão de mundo, crenças muito diferentes entre si, de forma que é quase impossível gerar um código comum de comunicação, ou seja, o significado dado por uma das partes à situação é totalmente diferente do significado que a outra parte dá, o que pra um pode ser muito positivo para o outro pode ser inaceitável. Isso se estende a culturas de trabalho dentro das empresas, determinadas áreas da empresa tem visões diferentes de certas atividades e pontos de melhorias.
• Barreiras por falta de habilidades. Timidez, insegurança, falta de carisma também influencia diretamente na comunicação. Muitos acreditam que pessoas que se comunicam bem tem um dom nato, mas na verdade são habilidades que foram sendo construídas naturalmente ou não pelas pessoas. Culturas, crenças e convivências moldam a forma de ser e agir e para os menos favorecidos, é possível conhecer técnicas e treinar para melhorar.
• Barreiras do Receptor. Quem ouve também tem bastante influencia para o resultado da comunicação. Algumas atitudes negativas pode tornar a comunicação conflitante e sem sucesso, como:
o Demonstração de pouco interesse
o Falta de retorno ou incentivo
o Experiências anteriores
o Preconceitos e estereotipagens
o Distração
o Comportamento Defensivo
o Competição de mensagens
Mesmo quando há de barreiras pelo receptor, é possível que o emissor tenha habilidades para criar possibilidades de uma comunicação mais fluída.
Os Estilos de Comunicação
Como já dito anteriormente, nossas vivências influenciam em nossas atitudes e os tipos de comunicação não é diferente, cada pessoa tem seu estilo comportamental e seu tipo de comunicação. Vamos apresentar as 4 principais formas:
Agressivo: Esses expressam suas opiniões de forma simples e direta. Eles geralmente são oradores confiantes e os membros da equipe que mais falam durante as reuniões. Eles não são tímidos para expressar suas ideias sobre um assunto, porém possuem pouco filtro, falam sem pensar e muitas vezes chateiam as pessoas com palavras ríspidas e duras demais, interrompem as pessoas que conflitam suas ideias, procuram sempre dominar o assunto e as situações, não gostam de serem contrariados e não respeitam opiniões alheias.
Passivo: Os comunicadores passivos possuem dificuldade em expressar suas necessidades e lutar por suas convicções. São tímidos, falam pouco, sempre concordam com os demais, hesitam em tomar a dianteira para evitar conflitos.
Passivo-Agressivo: Em vez de serem diretos, comunicadores passivo-agressivos encontram formas indiretas de expressar seu descontentamento. Podem parecer legais para alguns, mas antipáticos para outros. Isso ocorre porque não resolvem os conflitos de forma direta, ao contrário disso, evitam conflitos no momento da comunicação, mas depois descarregam seus problemas em alguém que não está envolvido ou até manipulam para conseguir pessoas porta voz daquilo que não conseguem falar.
Pessoas com esse estilo de comunicação se envolvem em fofocas e intrigas indiretas, suspiram pelos corredores e estão sempre descontentes, embora pareçam gentis.
Assertivo: Quem tem um estilo de comunicação assertivo resolve os problemas diretamente e expressa suas ideias e limites ao mesmo tempo em que mantém o respeito com os demais. Os comunicadores assertivos falam abertamente sobre seus pensamentos e transmitem confiança nas palavras e tom de voz.
Há uma relação muito próxima com pessoas maduras e autoconfiantes com a comunicação assertiva, essas pessoas são sinceras consigo mesmas, portanto podem encarar as outras de frente e olhar nos olhos.
Por focarem na resolução dos conflitos, vão direto ao ponto e não se apegam a coisas externas que fugam do foco principal. Sua fala é profissional, não surpreende então que o assertivo, dentre os estilos de comunicação da psicologia, é o que traz os melhores resultados ao ambiente de trabalho.
Pessoas com esse estilo de comunicação possuem inteligência emocional, reconhecem suas emoções e conseguem bloqueá-las para que não interfiram nos resultados.
Líderes de sucesso possuem esse estilo de comunicação, são bons ouvintes, mas o fazem de forma ativa, se posicionam quando necessário. Reconhecem as opiniões alheias ao mesmo tempo de explícita seu ponto e vista e sempre chegam em conclusões democráticas.
Como ser Assertivo e Melhorar a Comunicação
Segundo o dicionário, assertivo é aquele que “expressa segurança ao agir; que se comporta de maneira firme; que demonstra decisão nas palavras”.
Comunicação assertiva é uma das principais competências de um profissional de sucesso. Esta capacidade também demonstra o nível de sua inteligência social. Uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado.
Para ser assertivo é preciso primeiro descontruir a ideia que o outro tem a obrigação de entender o que falamos e principalmente de saber o que se passa em nossa mente quando deixamos palavras nas entrelinhas.
Temos o péssimo hábito de sempre culpar o outro por nossas falhas e inseguranças e na comunicação também é assim. Quando falar, pense que você é o único responsável por fazer o outro o entender.
Vamos citar algumas dicas para ter uma melhor comunicação:
• Forneça todas as informações de forma clara
• Escute o outro de forma aberta
• Tenha o interesse único em resolver as questões que está sendo debatida
• Analise e pense antes de falar
• Não ofenda, não aponte o dedo e não seja sarcástico ou irônico
• Não omita os erros seus e dos outros, seja ponderado
• Tenha embasamento, domine o assunto antes de falar, isso lhe dará mais segurança
• Reavalie sua fala sempre que puder, faça exercícios para melhorias
• Escreva pontos de apoio quando for falar ou apresentar algo extenso
• Tenha objetivos claros ao falar, vá direto ao ponto
• Sorria quando fala, demonstre simpatia e abertura para o receptor
• E procure: FALAR…
• …a coisa certa
• …da forma certa
• …na hora certa
• …no local certo
• …para a pessoa certa
Exemplos de falas assertivas:
Feedback da gestão para o colaborador
• Sem assertividade: Este relatório possui uma baixa qualidade. Como sempre, você não consegue fazer nada direito;
• Com assertividade: O relatório não atende à demanda solicitada. Ficou alguma dúvida com relação às informações que lhe pedi? Posso lhe ajudar em algo mais para que o relatório esteja verdadeiramente de acordo com o solicitado?
Feedback do colaborador para a gestão e a empresa
• Sem assertividade: Eu estou sobrecarregado, não aguento mais desempenhar minha função nesta empresa e não ser reconhecido;
• Com assertividade: Agradeço todo o reconhecimento que me deram até aqui, mas sinto que estou sobrecarregado. Por conta disso, gostaria que vocês avaliassem a possibilidade de contratar um novo colaborador para me ajudar.
Quando aprendemos a ser assertivos, passamos a ter domínio das situações, conhecendo a si mesmos, fica mais fácil entender o outro e criar uma conexão para facilitar a persuasão e o bons negócios, além do fortalecimento de vínculos e uma vida mais saudável.
Invista em comunicação para sua equipe e tenham resoluções rápidas e criativas, além de um ambiente mais saudável e produtivo.