Categorias
Uncategorized

Consultor de investimentos: saiba a importância de contar com a ajuda desse profissional

Tão importante quanto conquistar os sonhos e prover qualidade de vida pessoal/familiar é saber que o patrimônio construído ao longo do tempo estará sendo preservado e aumentado para proporcionar o conforto e tranquilidade desejados ao longo de toda vida.

E preservar e crescer o patrimônio envolve estratégias inteligentes e seguras para aplicação dos recursos. Não basta somente trabalhar para gerar riqueza, é necessário saber como perpetuá-la e isso é possível através da consultoria de investimentos.


Como funciona uma consultoria de investimentos

A Consultoria de Investimentos disporá de um profissional que lhe auxiliará na construção de uma carteira de investimentos adequada ao seu perfil de cada investidor de forma que seja compatível com seus objetivos de curto, médio e longo prazo, completamente personalizada e adaptada às necessidades individuais/familiares.

O trabalho de Consultoria envolve a expertise de profissional capacitado e legalmente habilitado para estruturar essa carteira e fazer o acompanhamento diário, auxiliando o cliente na formação e preservação do patrimônio financeiro.

O serviço de Consultoria envolve recomendações para encontrar o investimentos ideal, acompanhamento personalizado, reuniões mensais e relatórios periódicos a respeito do desempenho da carteira de investimentos, de forma que o cliente não precisará se preocupar com,  onde e nem como investir, pois, estará assessorado.

Qual o papel do consultor de investimentos?

O Consultor de Investimentos é o profissional certificado e habilitado junto à Comissão de Valores Mobiliários (Autarquia Federal) para prestar o serviço de consultoria personalizada, que se caracteriza pela elaboração de um plano financeiro direcionado aos investimentos, realizando a indicação de investimentos de acordo com o perfil, objetivo e as necessidades do investidor.

Antes de recomendar os produtos financeiros, o consultor de investimentos faz uma análise completa do perfil, objetivos do cliente e seu portfólio de investimentos, caso haja.

Dessa forma, o consultor tem condições de oferecer soluções mais personalizadas, desenhadas especificamente de acordo com o perfil do cliente, suas necessidades e seus anseios.

A atuação do Consultor de Investimentos é independente.

De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Consultor não pode ser contratado por nenhuma corretora ou instituição financeira e suas indicações de produtos devem ter um único critério: os objetivos e metas financeiras dos clientes.

O consultor de investimentos também precisa ter total conhecimento do mercado financeiro, pois ele atuará com análises de ativos, acompanhamento de estatísticas e indicadores de composição de carteiras e portfólios.

Dependendo dos serviços que o cliente solicitar, o consultor de investimentos também faz um acompanhamento para manutenção da carteira. Afinal, podem surgir novas oportunidades, outros objetivos e mudança de cenário econômico.


Qual a diferença entre Consultor de Investimentos e Assessor (Agente Autônomo – AAI)?

Enquanto o consultor de investimentos pode recomendar, orientar e aconselhar seus clientes sobre quais ativos ele deve comprar (dependendo do seu perfil de risco), o agente autônomo apenas fornece informações sobre os produtos disponíveis e serviços prestados pela instituição integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários em que ele trabalha.

O consultor de investimentos CVM é remunerado pelo cliente quando faz suas recomendações em relação aos investimentos. Esse profissional não pode ter vínculo com nenhuma instituição que presta os serviços financeiros. Sua remuneração é exclusiva pelo cliente e não recebe nenhum comissionamento pelos produtos financeiros indicados.

 Por outro lado, o Agente Autônomo (conhecido como Assessor de Investimentos) é remunerado pela instituição financeira que o contratou, recebendo, em regra, comissões/percentuais dos produtos oferecidos e adquiridos pelos clientes.

 Esse profissional pode esclarecer dúvidas sobre os investimentos da instituição e como está vinculado a esse estabelecimento, não pode atuar de maneira independente, como um consultor atuaria.

O Assessor de Investimentos somente pode oferecer produtos da instituição a que está vinculado, não tendo liberdade para indicar de outras instituições.

 O Consultor ou planejador ajuda o investidor a ter seu produto individualizado, moldado na realidade de cada um.

Em nossa Escola de Negócios, disponibilizamos o Curso de Finanças Pessoais e Investimentos, coordenado pelo GianLuca de Almeida, Planejador Financeiro Independente, Pós Graduado em Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialista em Investimentos, certificado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – Anbima (CEA©); Consultor de Investimentos, registrado e habilitado pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM (órgão federal) e Graduado em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com três Pós-Graduações pela Pontifícia Universidade Católica: Direito do Trabalho, Compliance e Processo do Trabalho, Direito Processual Civil e Direito Processual Tributário.

 

 



 

Categorias
Uncategorized

Gestão de equipe: como preparar a sua para as vendas do fim de ano

O momento tão esperado pelos comerciantes está chegando, em que as pessoas fazem suas compras de Natal e Ano Novo, mas garantir o faturamento depende de uma série de fatores e uma delas é ter uma boa gestão de equipe.

Afinal, é comum se depararmos com empresários ou gestores que têm a plena certeza do quanto seu produto é importante para a vida das pessoas, porém não conseguem transmitir isso aos consumidores e o resultado? Perda de vendas!

E como resolver esse problema? Vamos explicar a seguir!

Dicas para fazer uma boa gestão de equipe

Primeiramente o gestor precisar aprender a vender com propósito, mas o que é isso? É realmente moldar seu produto de acordo com as necessidades do seu cliente e promover uma relação Consultiva com ele de forma que ele compreenda que você como empresa está realmente interessado a ajudá-lo.

Mas, como fazer isso? Adotando as seguintes práticas:

1 – Antes de resolver o problema do seu cliente, resolva o seu!”

2 – Antes de cuidar da venda para seu cliente, cuide do seu vendedor. É seu time que está à frente das vendas, são eles que trarão a experiência que seu cliente precisa 

Vale ressaltar que, as pessoas querem falar com pessoas, com humanos, portanto, permita autonomia ao seu time, integre ele a suas ideias, venda você primeiro o valor do seu produto a eles.

Ouça as necessidades deles, compreenda de fato quais as verdadeiras dificuldades que eles têm em campo. Trace um plano de auxílio que elimine esses pontos

Por fim, treine treine e treine constantemente, o ser humano precisa de motivação, o conhecimento ensina e a frequência gera hábitos e é esse o segredo.